Glossário para a promoção imobiliária e construção

Reunimos as 20 principais palavras e expressões para compreender melhor o mundo da promoção imobiliária e contrução, bem como todas as fases do desenvolvimento de um projeto.

 

Sabe o que significa BIM, BREAM, PDM ou que é um Estudo Preliminar? O ramo da construção, promoção e gestão de ativos possui uma linguagem muito específica e que, como em qualquer outro setor, caracteriza muitas das conversas, reuniões, documentos e decisões sobre um projeto imobiliário. Descubra aqui o significado de cada termo da promoção imobiliára e construção, em detalhe.

 

ADENE: Agência para a Energia: instituição de utilidade pública que tem como objetivo promover e realizar atividades de interesse público na área da energia, garantir o uso racional da água e a eficiência energética na mobilidade.

Alvará: licença emitida por uma autoridade competente, que autoriza ou aprova certos atos ou direitos, tendo por base disposições legais. Na construção civil é um documento fundamental para a realização de qualquer projeto, pois habilita o exercício de construção.

Área Bruta: valor (m2) que resulta do somatório da superfície total do fogo, medida pelas paredes exteriores e eixos das paredes separadoras dos fogos, incluindo varandas privativas, locais acessórios e a quota-parte que lhe corresponda nas circulações comuns do edifício.

Área de Construção: soma de todas as áreas, em metros quadrados, de todos os pisos (áreas dos tetos ou dos pavimentos cobertos).

BIM: Building Information Modeling (BIM) é uma tecnologia que integra num modelo tridimensional toda a informação gerada ao longo do ciclo de vida do edifício, facilitando a otimização e automatização da organização, gestão, acesso e utilização dessa informação. Por outro, é uma metodologia colaborativa que permite a implementação de processos de forma ágil, valorizando significativamente a informação produzida na indústria da construção.

O que é o BIM

BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method: foi o primeiro sistema internacional de avaliação da sustentabilidade na construção desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), em 1990. Este selo ambiental, um dos maiores a nível mundial e com presença em mais de 80 países, pode ser aplicável a qualquer tipo de obra, quer no sector terciário, quer no residencial.

Certificação Energética: documento obrigatório no momento em que os imóveis são colocados no mercado para venda ou arrendamento, atribuído pela Agência para a Energia (ADENE). Este certificado indica a eficácia energética de um edifício, seguindo uma escala que se inicia em A+ (muito eficiente) e termina em F (pouco eficiente).

Consórcio: associação de várias empresas, singulares ou coletivas, com a finalidade de realizar, em conjunto, uma operação financeira ou económica e prosseguir objetivos comuns.

Edifício Classificado: bens imóveis de interesse cultural e/ou valor arquitetónico, social e histórico, protegidos por uma legislação especial que visa conservar o seu valor artístico, bem como o da sua envolvência.

Escritura Pública: ato jurídico público transversal a muitas áreas, requerido pela lei portuguesa, e praticado pelo notário na presença de todas as partes. No setor da promoção imobiliária e construção, pode ser aplicado a teores como: predial, heranças e partilhas, associações e comerciais.

Promoção imobiliária e construção

Espaços verdes e de utilização coletiva: espaços exteriores enquadrados na estrutura ecológica municipal ou urbana que, além das funções de proteção e valorização ambiental e paisagística, se destinam à utilização livre pela população para a prática de atividades de lazer ao ar livre.

Estudo preliminar: fase inicial de um projeto, em que se recolhe toda a informação necessária para compreender os objetivos, problemas, necessidades e elaborar uma primeira abordagem arquitetónica, através da criação de plantas, para cada um dos pisos do imóvel.

Fundo de Investimento: património constituído pelo investimento coletivo de diferentes participantes/investidores em valores mobiliários, imobiliários ou nos dois. O património dos fundos de investimento está, normalmente, dividido em unidades de participação, e é gerido por profissionais da área também conhecidos como gestores de fundos ou da carteira.

Licença de Construção: autorização por parte da Câmara relativo ao pedido de licenciamento de obras particulares, obras de urbanização e operações de loteamento.

Obra Creative Ops

Lote: parcela do solo destinada à construção, ou também a parcela do terreno resultante de uma operação de loteamento, marginada por via pública ou com acesso à mesma.

Pedido de Informação Prévia (PIP): procedimento autónomo e facultativo, dirigido à Câmara Municipal, que pode anteceder um licenciamento ou comunicação prévia, solicitando informações sobre a possibilidade de realizar determinada intervenção urbanística, bem como sobre os seus condicionamentos legais ou regulamentares.

Plano Diretor Municipal (PDM): instrumento legal para a gestão do território municipal, que sintetiza o quadro estratégico de desenvolvimento e ordenamento local de um município, integrando a legislação nacional e regional.

Promotores Imobiliários: profissionais e/ou empresas que desenvolvem atividades de promoção de imóveis e de programas imobiliários, que direta ou indiretamente, decidem, impulsionam, programam, dirigem e financiam projetos de construção/aquisição imobiliária.

Sede Castro Group - Fachada

Reabilitação Urbana: fortemente ligado ao que é requalificação significa, no contexto da promoção imobiliária e construção, a execução de obras de recuperação, conservação e readaptação dos edifícios e dos espaços urbanos. Deve respeitar o carácter arquitetónico dos edifícios, revitalizar a sua parte funcional, melhorar a vida de quem neles vive e torná-los mais atrativos para quem os possa visitar. A valorização do edificado existente, muitas vezes com uma localização primordial na malha urbana, reabilita a própria cidade e torna-as mais cuidadas.

Urbanismo: ciência humana e multidisciplinar, que estuda e analisa o espaço urbano, com o objetivo de transformar, controlar e planear o espaço, visando assim uma melhoria estética e da qualidade de vida nas cidades.

Voltar para o topo