4 tendências da digitalização do setor imobiliário

Se a transformação digital do setor imobiliário em Portugal já se sentia antes da pandemia da Covid-19, ainda que mais lentamente, em 2023 esta será, muito possivelmente, uma das mudanças que vai marcar profundamente o ano, bem como os anos seguintes.

Esta tendência da transformação digital no setor imobiliário é hoje uma realidade que, como em outros setores, obriga as empresas a adaptarem-se e a experimentarem novas ferramentas.

Nunca, como hoje, fez tanto sentido falar do Imobiliário 4.0, fruto da revolução tecnológica e que fica marcado, entre outras, pela implementação das 4 tendências que vamos abordar neste artigo. Venha connosco nesta viagem digital.

 

Múltiplos canais e plataformas personalizadas

 

É inegável que as novas gerações, em particular, têm necessidade de aceder à informação cada vez mais rápido. Assim, optar por diversificar os canais de comunicação e tirar vantagens dos canais digitais, é fundamental para apresentar vários resultados e múltiplas opções, numa só pesquisa. A presença Omni canal será uma opção que permite aos vários stakeholders de uma empresa envolverem-se com a mesma, através de meios como o website, as redes sociais, plataformas externas e outros meios de  referência do setor, como por exemplo suplementos dedicados ao imobiliário.

Por sua vez, fatores como a personalização, responsividade, interatividade e usabilidade, são fundamentais para garantir uma melhor experiência do utilizador, independente do canal ou dispositivo a partir do qual acede à informação.

 

Democratização do acesso aos dados

 

O big data e a inteligência artificial, cada vez mais associados ao setor imobiliário, admitem o armazenamento e cruzamento de grandes quantidades de informação que, por sua vez, permitem obter conclusões sobre padrões de comportamento e ajustar a oferta às necessidades do mercado.

Assim, a tecnologia possibilita não só aumentar a transparência, mas também agilizar processos, personalizar o serviço, melhorar análises técnico-financeiras, tomar decisões mais informadas e democratizar, cada vez mais, o acesso aos dados.

De facto, o aceder a informação atualizada e fidedigna é um aspeto determinante para o sucesso dos negócios imobiliários atualmente. É precisamente nesse campo que o desenvolvimento da tecnologia blockchain, um mecanismo de banco de dados avançado e que permite a partilha transparente de informações na rede será, brevemente, uma das principais tendências na digitalização do setor.

 

Digital

Assinatura digital

 

A assinatura de documentos é uma prática que confere aos mesmos veracidade e validade. Todavia, com os avanços tecnológicos, não só diminuiu a necessidade de utilização de documentação em papel, como surgiu a assinatura digital, para comprovar de igual forma o valor e a autenticidade de um documento.

A assinatura digital, que faz uso da criptografia, possibilita a certificação de documentos digitais, garante a identificação de pessoas ou empresas e permite a realização de comunicações oficiais de forma segura.

Assim, tornar a assinatura digital de fácil acesso e mais simples é, não só um desafio que tem ganho muita relevância nos últimos anos, como é fundamental para agilizar processos e transações, sobretudo quando se trata de situações realizadas a uma grande distância geográfica.

 

Realidade virtual para uma experiência imersiva

 

Atualmente, imagens estáticas, como fotografias ou 3D, já não são suficientes para os utilizadores, que procuram formatos mais interativos e experiências imersivas. É aqui que entra a realidade virtual, com as visitas 360º, a realidade aumentada e, ainda, a possibilidade personalização/simulação dos próprios ambientes, sem nunca estar presente no espaço fisicamente.

Estas visitas virtuais, que são uma representação tridimensional, construída a partir de fotografias panorâmicas 360º, permitem ao potencial cliente mover-se, virtualmente, pelo imóvel. Estas experiências virtuais possibilitam, ainda, uma comparação direta entre os imóveis de forma instantânea, em qualquer lugar e a qualquer hora.

A par destas visitas virtuais, vale a pena fazer uma breve referência à utilização crescente de chatbots, que no contexto do setor imobiliário proporcionam, não só um primeiro atendimento automatizado e ágil, como uma triagem e recolha de informações de forma prática junto dos potenciais interessados.

Realidade Virtual - digital

Apesar do caminho da Transformação Digital ser ainda longo e com um número de possibilidades quase infinitas, este é, sem dúvida um ponto incontornável para o setor. Em 2023, as empresas precisam compreender estas e outras tendências e avançar, gradualmente, com a sua implementação, de forma eficiente e contínua. Através da tecnologia, o setor procura hoje uma experiência cada vez mais humanizada, em real time, e mais próxima do cliente.

Voltar para o topo