Sustentabilidade e edifícios verdes: Que desafios e oportunidades encontra o setor imobiliário na construção sustentável?

O futuro da ‘construção verde’ está assente em quatro pilares essenciais da sustentabilidade: Economicamente viável, Ecologicamente correto, Socialmente justo e Culturalmente aceite. Fazer a diferença pela criação de valor de uma forma sustentável e socialmente responsável é uma das principais metas do sector imobiliário.

 

Os desafios do sector passam pela adoção de medidas de combate às alterações climáticas, onde encaixam a digitalização, a descarbonização da economia e a economia circular. Esta é a transformação na nossa indústria que se pretende mais digital e mais sustentável.

Edifícios ambientalmente responsáveis desde a conceção e eficientes ao longo do seu ciclo de vida são uma condição para as gerações futuras, uma realidade que é uma missão de todos.

Um marco na sustentabilidade e inovação em Portugal, o projeto FUSE VALLEY, promoção do Castro Group em parceria com a tecnológica Farfetch e com a assinatura do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, é o exemplo de um empreendimento pensado para a comunidade e adaptado aos paradigmas laborais do futuro, assente nos pilares de inovação, sustentabilidade e bem-estar.

Neste empreendimento a sustentabilidade é encarada de uma forma holística, nos seus vários vetores, como a saúde e o bem-estar, o paisagismo e a biodiversidade, o desempenho energético, a conectividade, a mobilidade e a economia circular.

 

Sustentabilidade

Em nome da sustentabilidade ambiental, o Castro Group tem vários projetos em marcha, nomeadamente, a adoção de tecnologias e materiais de construção sustentáveis com foco na redução das emissões de carbono.

 

Este e outros artigos sobre esta e outras temáticas poderão ser consultados no mais recente Guia Exclusivo dos Promotores e Investidores Imobiliários, uma iniciativa conjunta da APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários – e da Vida Imobiliária. Veja mais aqui.

Voltar para o topo