É sabido que o setor imobiliário ocupa um lugar de destaque na economia nacional e internacional, no desenvolvimento urbano, na geração de empregos e na mudança do paradigma climático. É dentro deste vasto campo que encontramos, também, a promoção imobiliária, que se destaca como uma atividade essencial e que trabalha, diariamente, para corresponder às necessidades da sociedade atual, quer seja na área residencial de escritórios, de retalho ou, mesmo, de espaços de lazer e públicos.
Neste artigo, procuraremos entender o que é, a sua importância, cada etapa do processo e, ainda, clarificar qual é a diferença entre promotor imobiliário, construtor e mediador imobiliário.
Talvez a Promoção Imobiliária seja a atividade mais complexa dentro do setor, precisamente pela necessidade que tem em incorporar todas as outras atividades que fazem parte do mercado imobiliário no seu processo de desenvolvimento.
Antes de olharmos para as etapas do processo, vale a pena tentar definir o que é a Promoção Imobiliária. Segundo o portal ePortugal podemos definir a mesma como:
Atividade que consiste em desenvolver, com caráter permanente, programas imobiliários, assumindo os promotores quer o risco financeiro, quer a responsabilidade de condução das operações necessárias à sua execução, a exercer por tempo indeterminado através de uma empresa estabelecida em território nacional.
A promoção imobiliária consubstancia a reunião dos meios jurídicos, financeiros e técnicos a fim de construir os edifícios ou de implementar nos terrenos as infraestruturas com vista à venda.
Assim, a atividade da Promoção Imobiliária envolve uma série de etapas interligadas que vão desde a aquisição do terreno até à colocação do imóvel no mercado, seja para venda ou arrendamento.
O promotor imobiliário assume um papel central, uma vez que é a entidade responsável por coordenar todo o desenvolvimento de um empreendimento. De forma mais específica, é o promotor imobiliário que realiza os estudos de mercado, para identificar oportunidades, avalia a viabilidade do projeto e da sua construção e define todos os seus detalhes. Já numa fase de desenvolvimento, é responsável pelo licenciamento, financiamento e por supervisionar a construção. Por fim, o promotor imobiliário, tem ainda o papel de colocar o imóvel no mercado e providenciar um serviço pós-venda.
Vale a pena, acrescentar que os promotores imobiliários podem intervir como donos das obras e/ou como prestadores de serviços, sendo que pode edificar para si próprio ou para posterior venda, entrega ou transferência a terceiros, sob qualquer título.
A promoção imobiliária abarca um processo complexo e estruturado, fundamental para transformar ideias em realidade no setor imobiliário e da construção.
Começa com a escolha cuidadosa do terreno ou de um imóvel, seguido de uma análise detalhada de viabilidade, quer técnica, quer económica e que atenda às necessidades do mercado. Já o planeamento abrange as fases que vão desde a elaboração do projeto de arquitetura e especialidades, até à obtenção das aprovações e licenciamentos legais necessários. Destaque, também, para o financiamento, que é crucial e pode envolver recursos próprios, investidores ou financiamentos bancários.
Já durante a construção importa garantir uma gestão eficiente que cumpra os requisitos de qualidade, prazos e custos.
A colocação do imóvel no mercado, seja ele para venda ou para arrendamento, envolve a definição e a implementação de estratégias que atraiam compradores ou inquilinos. Por último, existe ainda o suporte pós-venda que assegura a satisfação dos ocupantes.
De facto, os três termos geram, muitas vezes, confusão. Ainda que funcionem em simbiose no setor imobiliário, as diferenças entre promotor imobiliário, construtor e mediador imobiliário estão relacionadas com os papéis e responsabilidades que desempenham.
Ao passo que o promotor é, como vimos, responsável por coordenar o desenvolvimento dos projetos desde a conceção até à entrega final, o construtor executa fisicamente a obra tal como foi idealizada no projeto do promotor imobiliário. Já o mediador imobiliário atua como intermediário nas transações de compra, venda ou locação de imóveis, facilitando as negociações e assegurando o cumprimento das formalidades legais.
O Promotor Imobiliário tem, assim, como missão o desenvolvimento de “projetos com um impacto positivo” a todos os níveis, seja Económico, Social ou Ambiental. Para tal, deve funcionar como um elemento de conexão entre todos os stakeholders, confiando, apoiando, delegando e coordenando, para que os objetivos sejam atingidos. O Promotor Imobiliário é, também, a entidade que está sempre disponível para os seus colaboradores, fornecedores, clientes e para outros possíveis participantes do processo, garantindo que todos estão a par das decisões e dos desenvolvimentos que acontecem ao longo do projeto.
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