A cibersegurança e a higiene informática são dois conceitos fundamentais no mundo digital atual. Com o aumento da dependência da tecnologia, também aumentam os riscos associados à sua utilização. Nesta publicação iremos, de forma resumida, explorar os conceitos, os riscos existentes e os cuidados a ter no dia a dia para evitar um ataque informático.
A Cibersegurança é a prática de proteger computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrónicos, redes e dados contra ataques digitais. Abrange vários contextos e pode ser dividida em algumas categorias como segurança de rede, segurança de aplicações ou recuperação de um desastre.
A Higiene informática refere-se a procedimentos que os utilizadores de computadores e outros dispositivos eletrónicos podem realizar para melhorar sua segurança online e manter a integridade dos sistemas. Praticada regularmente, a higiene informática, ajuda a manter os dados seguros e protegidos.
Existem diversos riscos no ciberespaço. Aqui ficam alguns dos mais comuns:
Existem, no entanto, algumas práticas recomendadas que melhoram a segurança e que ajudam a prevenir os ataques mencionados:
A importância da cibersegurança e da higiene informática, no contexto empresarial, não pode ser subestimada. À medida que as ameaças digitais evoluem, as organizações precisam estar constantemente vigilantes para proteger um dos seus ativos mais valiosos: os dados. Implementar práticas eficazes de cibersegurança e higiene informática não só previne perdas financeiras e danos à reputação, mas também garante a continuidade dos negócios e a confiança dos stakeholders. Investir em formação contínua para os colaboradores, adotar tecnologias de segurança avançadas e desenvolver políticas claras de resposta a incidentes, são passos cruciais para criar um ambiente digital seguro e resiliente.