A Arquitetura é uma arte que transcende o simples ato de projetar, assumindo-se como uma expressão da criatividade humana e uma manifestação tangível das culturas e ideias que moldam o mundo. Desde arranha-céus imponentes até às casas mais simples, passando por espaços dedicados a abrigar indústrias ou museus, a arquitetura tem o poder de inspirar, provocar reflexões e até mesmo mudar a forma como vivemos, interagimos e experimentamos o espaço ao nosso redor. Cada edifício conta uma história, refletindo as aspirações e necessidades de uma sociedade, a cultura da época, assim como a visão e criatividade dos arquitetos por trás de sua conceção.
Esta série documental, original da Netflix e dividida em duas temporadas, explora o design em várias disciplinas, incluindo na arquitetura. Lançada em 2017, cada episódio apresenta um designer influente e examina o seu processo criativo e o impacto no mundo do design. Com uma duração média de 45 minutos, esta séria conta-nos a história de: Ilse Crawford, Platon, Paula Schen, Ralph Gilles, Bjarrke Ingels, Es Devlin, Tinker Hatfield, Christoph Niemann, Jonathan Hoefler, Ian Spalter, Cas Holman, Ruth Carter, Neri Oxman, Olafur Eliasson. Vale a pena destacar o trabalho desenvolvido por Bjarke Ingels, arquiteto dinamarquês responsável pelo projeto FUSE VALLEY, e que procura nas suas obras alcançar o equilíbrio entre a arquitetura tradicional e a arquitetura de vanguarda, sempre com respeito pelo planeta.
Apresentado por Piers Taylor e Caroline Quentin, este programa leva-nos numa viagem até diferentes regiões do mundo, onde encontram algumas das casas mais incomuns e inovadoras já construídas. De residências nas árvores a casas subterrâneas, cada episódio destaca os aspetos mais extraordinários da arquitetura e do design, bem como técnicas de construção, que tornam cada casa única e inspiradora. Poderemos descobrir desde casas ultramodernas e minimalistas até residências integradas na natureza e casas históricas meticulosamente restauradas. No primeiro episódio da segunda temporada são apresentadas 4 casas em Portugal: Casa na Gateira; Casa Monte; The Wall House; Casa do Gerês.
Este documentário concentra-se no projeto de arquitetura e construção CopenHill, também conhecido por Amager Bakke, em Copenhaga (Dinamarca). Este projeto, que combina uma unidade de incineração de resíduos e/para a produção de energia (com emissões praticamente nulas de gases poluentes), com instalações de lazer, nomeadamente uma pista de esqui artificial e uma parede de escalada. Neste documentário somos levados aos bastidores do processo de conceção e construção do CopenHill, onde são expostos os desafios enfrentados pela equipa de arquitetos, engenheiros e construtores ao projetar e construir uma estrutura tão inovadora e apoiada num compromisso com a sustentabilidade.
Este documentário acompanha a renovação de um dos hotéis mais icónicos de Londres, durante sete anos: o Claridge’s. Com esta renovação, que decorreu sem nunca ter encerrado portas, este espaço duplicou a sua capacidade com a construção de cinco pisos inferiores, quatro novos andares e uma penthouse. Combinando os mundos contrastantes da engenharia especializada e da hospitalidade de luxo, esta série documental de 3 episódios acompanha desde os aspetos logísticos, até aos trabalhos de escavação e construção, revelando os desafios de engenharia envolvidos nesta obra sem precedentes para modernizar e preservar esse ícone histórico, enquanto o hotel continuava a proporcionar aos hóspedes uma experiência de cinco estrelas.
Este documentário, realizado por Fabiano Maciel, abre-nos uma janela sobra a vida e a obra do icónico arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, cujas estruturas esculturais e inovadoras deixaram uma marca indelével na paisagem urbana do Brasil e do mundo. Neste documentário, de 90 minutos, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu os seus principais projetos e como revolucionou a Arquitetura Moderna, nomeadamente com a introdução de linhas curvas e pela exploração de novas possibilidades na utilização do betão armado. Desde o projeto do conjunto arquitetónico de Brasília até ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Niemeyer contribuiu, definitivamente, para a redefinição do conceito da arquitetura e da estética.
Embora não seja um documentário ou série, vale a pena fazer referência ao portal online Louisiana Channel. Este canal, lançado em 2012, é uma extensão do Museu de Arte Moderna de Louisiana em Humlebæk, Dinamarca e oferece uma ampla variedade de conteúdos relacionados com arte, cultura, arquitetura e criatividade. Este portal apresenta entrevistas exclusivas com artistas contemporâneos, arquitetos, escritores, cineastas e outras personalidades do mundo da arte e da cultura, tornando-se num recurso valioso para quem deseja explorar ideias inovadoras e envolver-se com o pensamento criativo atual.
Voltar para o topo