10 dos mais bonitos baloiços para visitar este verão

As férias estão aí à porta! Uns dias de descanso para alinharmos pensamentos e objetivos e nada melhor do que fazê-lo no nosso país que tem tantos recantos maravilhosos e paisagens a perder de vista. Foi precisamente na altura em que nos encontrámos privados desta “liberdade”, devido à pandemia, que começámos a dar valor às coisas singelas da vida, a querer viajar, passear mais e a querer descobrir novos lugares por entre montes e vales, rios e lagoas. E porque não fazê-lo a “baloiçar”? Os baloiços já não são apenas para as crianças.

Os baloiços panorâmicos estão a ser um sucesso! Realçam a beleza paisagística envolvente e dinamizam os recantos maravilhosos que existem neste país encantador. O baloiço pode ser considerado como uma competência primária da arquitetura – dizem que é uma “arquitetura em ação”! De uma forma emocional os baloiços remetem-nos para um imaginário infantil e idílico, onde podemos voar sem nos desligarmos do solo.

Recarregue energias e venha conhecer os baloiços mais belos da zona Norte.

 

1. Baloiço do Mezio (Arcos de Valdevez)

Baloiço do Mezio
[capture / VisitArcos.pt]

 

O baloiço do Mezio tem mais de sete metros de altura e é considerado o “maior baloiço de corda em Portugal”.  Foi erguido às portas do Parque Nacional Peneda-Gerês no alto da Serra do Soajo há cerca de um ano. Com uma vista panorâmica para o parque a natureza que o rodeia é o grande atrativo desta estrutura em madeira e cordas por onde se passeiam cachenas e garranos.

 

2. Baloiço CerLove (Vila Nova de Cerveira)

[capture / nit.pt]

 

Com o Rio Minho e Espanha como cenários este baloiço situado no popular Miradouro do Cervo foi inaugurado no dia 02 Julho de 2020 e atrai centenas de visitantes chegando a motivar filas épicas nas semanas seguintes à sua inauguração! Intitulado como “CerLove” por estar situado na União de Freguesias de Cerveira e Lovelhe permite, igualmente, uma segunda interpretação em inglês: “Cerveira Amor”.

 

3. Baloiço do Oural (Vila Verde)

[capture / ovilaverdense.pt]

 

Colocado no ponto mais alto do concelho de Vila Verde, no Monte do Oural, este mega baloiço tem cerca de sete metros de altura e é considerado um dos mais altos do país permitindo uma vista panorâmica sobre o Concelho, a Serra do Gerês e o Oceano Atlântico.

 

4. Baloiço de Esporões (Braga)

Baloiços
[capture / magg.sapo.pt]

 

Com uma vista prodigiosa sobre montes e vales e situado a 561m de altitude, no Monte de Santa Marta das Cortiças, o Baloiço Panorâmico de Esporões é a nova atração turística de Braga. É o primeiro baloiço do Concelho e foi inaugurado no passado dia 1 junho.

 

5. Baloiço 440 (Fafe)

Baloiços Panorâmicos
[capture / abaloicar.com]

 

Junto à Capela de Santa Marinha em Freitas, Fafe, localiza-se o Baloiço 440 dedicado aos enamorados isto porque a sua imagem de marca é o coração esculpido na madeira com a romântica frase: “o amor que nos une”! De facto, nada foi deixado ao acaso pois a zona panorâmica é realmente muito bonita.

 

6. Baloiço do Meco (Trofa)

[capture / onoticiasdatrofa.pt]

 

O Baloiço do Meco funciona como miradouro panorâmico com vista para a cidade da Trofa e foi erguido no Meco da Guerra, no Monte de Paradela pela Associação Recreativa de Paradela. É um local de passagem de muitos amantes das bicicletas e um dos pontos mais altos do concelho. Este baloiço promete vistas inspiradoras de fazer perder o fôlego!

 

7. Baloiço da Boneca (Penafiel)

[capture / Facebook @BaloicodaBoneca]

 

Uma estrutura de madeira, uma corda e um assento; tudo isto numa dimensão gigante, num ponto elevado onde a paisagem seja perfeita e está conseguida a receita de sucesso: o Baloiço da Boneca suspenso sobre o vale do Rio Douro onde é possível deixar a imaginação voar.

 

8. Baloiço de São Gens (Castelo de Paiva)

Baloiços de Portugal
[capture / abaloicar.com]

 

A nova atração turística de Castelo de Paiva designa-se por Baloiço de S. Gens situado no monte que lhe dá o nome, em Santa Maria de Sardoura, precisamente na margem oposta ao Baloiço da Boneca. Este é mais um baloiço mágico para voar sobre o Rio Douro.

 

9. Baloiço Nossa Senhora da Luz (Marco de Canaveses)

[capture / timeout.pt]

 

Com uma vista surpreendente para o Douro o Baloiço Nossa Senhora da Luz foi erguido, pela comunidade local da freguesia e da paróquia, no Parque do Divino Salvador a cerca de 15 km do centro de Marco de Canaveses. Se este parque já tinha umas vistas fabulosas o baloiço tornou-se um motivo acrescido para o local receber visitas.

 

1o. Baloiço do Miradouro de São Caetano (Chaves)

Baloiços de Portugal
[capture / diarioatual.com]

É o primeiro baloiço em Chaves e no Alto Tâmega e está acompanhado por um pequeno parque de Lazer. O baloiço do Miradouro de São Caetano foi inaugurado em maio do corrente ano e já está a atrair visitantes.

 

De facto, conhecer algumas destas opções é uma excelente escapadinha para se fazer só, em casal ou em família, pois, afinal de contas, sejamos miúdos ou graúdos, não há nada como ficar com memórias de momentos felizes!

 

Leia também: Arquitetura Contemporânea Portuguesa: 4 destinos imprescindíveis

Voltar para o topo