A tendência do investimento imobiliário: como funciona?

No contexto da crise pandémica, e tal como em outros setores, foi registado em 2020 uma quebra do investimento imobiliário.

De acordo com as estimativas publicadas, terão sido investidos 2,6 mil milhões de euros em imobiliário comercial. Por outro lado, a compra de habitação em Portugal registou 24 mil milhões de euros.

Apesar da quebra de 20% face ao recorde registado em 2019, o setor imobiliário foi bastante resiliente relativamente à crise que afetou o Mundo.

O investimento no negócio imobiliário sempre foi e será uma boa aposta. Contudo, é fundamental  ter um conhecimento aprofundado e o fator experiência do seu lado, para entender as dinâmicas do setor. Por isso, no artigo de hoje partilhamos alguns conselhos importantes na hora de investir em imobiliário.

 

Investimento imobiliário

 

Análise do Mercado Imobiliário

Costuma fazer uma breve pesquisa antes de comprar algum produto? Pois bem, antes de investir num imóvel deve proceder do mesmo modo. Saber como analisar o mercado, com base num enquadramento macroeconómico, pode ter resultados positivos a seu favor. Além disso, é importante conhecer o seu público-alvo. Por isso, selecionamos as seguintes características que deverá ter em conta: 

  • País;
  • Cidade;
  • Rua;
  • População.

 

Neste âmbito, é imprescindível preparar não só o mercado para a geração atual como também para uma nova geração de consumidores. Sendo que a Geração Z já faz parte do setor imobiliário, é importante reformular o seu mindset de forma a dar resposta às necessidades deste público. 

Para ajudar na tomada de decisão dos investimentos, a avaliação imobiliária é outra ferramenta importantíssima. Isto porque, permite:

  • Saber o valor do ativo imobiliário em comparação com outros imóveis do mercado;
  • Compreender a potencialidade do ganho face ao investimento, de acordo com a avaliação patrimonial do imóvel. Caso seja acima do valor que está a comprar, existe uma potencialidade de lucro maior.

Investimento imobiliário resistente à crise

Investimento imobiliário

 

Em 2020, assistimos a um abrandamento da prospecção económica do setor. Devido à situação atual da pandemia do COVID- 19, o investimento por parte de estrangeiros diminuiu e, consequentemente, a dinâmica financeira do setor arrefeceu. 

É importante entender que o setor imobiliário é um dos mais resistentes a crises do que outros ativos financeiros. É na crise que aparecem as maiores oportunidades de negócio! Entender a mudança no comportamento dos consumidores é muito importante para adaptar rapidamente o seu negócio a uma nova realidade. 

Se pretende investir num ativo imobiliário e precisa de aconselhamento profissional,fale connosco. O Castro Group tem toda a disponibilidade para lhe garantir uma resposta à altura do desafio. 

Voltar para o topo