Spark Matosinhos
Escritórios - Matosinhos - 2022
Escritórios - Matosinhos - 2022
Desenhado de forma integrada, numa área total de cerca de 20 mil metros quadrados, o Spark Matosinhos – Smart Park Matosinhos – reflete o conceito idealizado para este empreendimento: um edifício mais inteligente, voltado para as pessoas que o ocupam – “smart buildings” – e que, simultaneamente, está conectado com o planeta.
Reabilitação, tecnologia, comunidade, conexão e natureza são os pilares inspiradores deste projeto, assinado pelo gabinete de arquitetura português Paulo Merlini Architects.
Este local traz ao futuro a inspiração e alma do passado, daquele que já foi um dos símbolos da região, e que promete ser um abrigo para formas de fazer inovadoras, mais inteligentes, mais sustentáveis e mais impactantes. Acrescentaremos histórias a muitas outras já vividas neste edifício.
O Spark Matosinhos procura ser um ponto de encontro entre pessoas, ideias, negócios, arquitetura e natureza, promovido pelo Castro Group, ao mesmo tempo que mantém vivo o ícone arquitetónico central e todas as suas forças e características.
"O Spark Matosinhos simboliza a nossa visão de revitalização urbana, combinando um legado histórico com inovação sustentável. Estamos entusiasmados pela oportunidade de criar aqui um espaço único que será um ponto de encontro entre pessoas, ideias, negócios, arquitetura e natureza. Mais do que um empreendimento, o objetivo é que o Spark Matosinhos seja um local de experiências, capaz de despertar sensações de bem-estar nos seus utilizadores, motivando-os a querer estar e voltar" Paulo Castro, CEO Castro Group
Esta obra tem como foco uma das primeiras unidades industriais da empresa Lactogal, tendo a sua construção iniciado em 1964 e concluída em 1967. A unidade fabril era utilizada para a produção e armazenamento de leite, tendo sido descontinuada a partir de 2009.
As praças abertas, as ruas que atravessam o edifício e a luz que emerge pelo interior, criam uma sinergia entre os espaços e as pessoas, capaz de promover o bem-estar dos utilizadores e de construir formas mais felizes de trabalhar. Um espaço vibrante e multifuncional, composto por quatro grandes áreas: Factory, Tower, Loft e Courtyard. O Spark Matosinhos terá como programa imobiliário central, uma área de escritórios, com cerca de 11.500 m2 e totalmente flexíveis às necessidades dos clientes, e uma área dedicada a comércio e serviços, com cerca de 1.800 m2 e que pretende facilitar o dia-a-dia dos utilizadores e da comunidade.