Quando pensamos numa habitação ou num edifício em que queremos investir, muitas das vezes pensamos em construir de raíz. Se, por um lado, um edifício novo traz consigo alguns fatores benéficos e de interesse, por outro lado tem-se assistido a uma maior preocupação em adquirir edifícios antigos para reabilitar.
Através de uma boa planificação e do acompanhamento profissional, poderá optar por dar uma nova vida àquele que poderá ser o seu novo espaço.
Se não estiver com certezas, saiba aqui os prós e os contras da reabilitação de edifícios abandonados.
Primeiro quer as notícias boas ou as más? Acreditamos que as vantagens associadas a uma reabilitação arquitetónica são bastante superiores às negativas, e por isso começamos pelo melhor:
- Edifícios únicos: Pelo seu carácter pitoresco e característico, optar pela reabilitação de um edifício faz com que consiga construir algo único e adaptado à sua visão, sem formas pré-estabelecidas e a possibilidade de outro igual.
- Um edifício com qualidade: Um imóvel com tantos anos demonstra a sua qualidade. Opte pela reabilitação de um edifício se procurar juntar uma nova “roupagem” a um espaço com qualidade na construção.
- A reabilitação arquitetónica é mais barata: Por se tratar de uma reabilitação e não de uma construção de raiz, o investimento necessário tende a ser inferior à de uma nova construção.
- Processos simplificados: O Governo adotou novas medidas que prevêem a simplificação dos procedimentos e eliminam os obstáculos, incentivando a reabilitação urbana.
- E tem apoios. Uma vez que está à procura de efetuar a reabilitação de um edifício, há apoios financeiros aos quais pode recorrer para ter a habitação dos seus sonhos.
Por outro lado, no caso negativo – e falaremos de forma a que esteja ciente de todos os pontos – o que irá encontrar são questões de ordem financeira e de tempo.
Se optar pela aquisição de um edifício para reabilitar tenha em consideração os seguintes aspetos:
- Não está pronto a habitar: Uma vez que está a efetuar uma obra de reabilitação, é necessário que a mesma termine para que possa habitá-la.
- A gestão do seu orçamento: Casas com história trazem “memórias escondidas”. Pode existir algum tipo de gasto extra do qual não esteja ciente.
- Limitações de estilo: Aquilo que pode ser o charme para alguns em obras de reabilitação, pode ser um drama para outros. Por isso, esteja ciente que há limitações quando efetua uma reabilitação arquitetónica.
Acreditamos que cada casa tem uma vida, e que essa pode passar por estar ligada à sua. Saiba que no Castro Group tem uma equipa preparada para ajudar na reabilitação do edifício que adquiriu ou pensa adquirir.
Veja o nosso trabalho de reabilitação no Projeto Av. 31 de Janeiro.
Voltar para o topo