Os desafios do setor da logística

É sabido que o setor da logística é um pilar fundamental na atividade económica a nível mundial, onde representa mais de 10% do Valor Acrescentado Bruto, sendo que em Portugal corresponde ainda a menos de 10%, sendo notório o seu crescimento. Se até ao surgimento da pandemia era um setor praticamente desconhecido, atualmente, consequência da Covid-19, da ascensão do e-Commerce, bem como da Guerra da Ucrânia, é considerado essencial, no panorama social, económico e, até, político.

De facto, o setor da logística tem evoluído de forma veloz, muito impulsionado, também, pela digitalização, que carrega consigo desenvolvimentos de última geração, ora pela globalização que esfuma praticamente todas as barreiras comerciais, ora pelas modificações profundas dos próprios modelos de operação das cadeias logísticas e das cadeias de abastecimento.

Descubra, neste artigo, algumas mudanças e desafios do setor logístico, previstas para hoje e para o futuro, onde a promoção imobiliária terá um papel preponderante.

Investimento tecnológico, um passo que não pode esperar mais

 

A tecnologia e a inovação desempenham um papel crucial no desenvolvimento e crescimento do setor logístico, bem como, na capacidade de entrega do produto final, de forma mais célere e eficaz. A par com planeamento e gestão, soluções de última geração tecnológica precisam ser medidos e inseridos a curto, médio e longo prazo.

Destaque para a necessidade de automação e a inclusão de inteligência artificial nos armazéns, o coração da Supply Chain. Estes desenvolvimentos permitem eliminar tarefas repetitivas, melhorar a produtividade, aumentar a capacidade de resposta e em menos tempo, otimizar o espaço físico, prever necessidades de armazenamento, reduzir os erros de execução e, até, personalizar a relação com fornecedores e clientes.

Uma cadeia de abastecimento eficiente depende, crescentemente, da utilização da IoT (Internet of Things), que impulsionada pelo 5G, possibilita seguir em tempo real cada uma das fases de processamento de uma encomenda. Tecnologias como sensores, scanners ou sistemas de armazenamento de informação na cloud, permitem a conexão entre armazéns, mercadorias, fornecedores e clientes e, em consequência, acompanhar o estado do produto, localização, entre outros, até à entrega final.

Logística

Last mile, entregar valor melhor e mais rápido

 

No campo da logística o conceito last mile (última milha) refere-se à reta final da entrega de uma carga/ mercadoria, entre o centro de distribuição e o cliente final. Esta é, também, a etapa de distribuição mais complexa, por envolver um conjunto de variáveis com relação estreita na eficiência e nos custos da operação, e mais crucial, pois impacta diretamente na relação com o cliente. Contudo, é nesta etapa que se verifica muitas vezes, mais lentidão e ineficiência.

Um grande número de pessoas não volta a comprar a uma empresa que tenha falhado na entrega, pelo que é basilar garantir a maior precisão e personalização possível no processamento e entrega da carga. Assim, o setor da logística tem vindo a desenvolver, além das soluções tecnológicas e de digitalização já referidas, meios alternativos de entrega, como Smart Lockers, Crowdshipping, Drones ou Robôs.

Assim, automatização, a IoT, a inteligência artificial e a utilização de drones, por exemplo, são algumas das tecnologias aplicadas pelos maiores players de mercado, sendo certo que no futuro  o acesso a esta soluções seja democratizado a todo o tecido empresarial do setor logístico.

 

Organização Interna e sustentabilidade, pilares basilares do setor

 

A logística interna, que diz respeito ao conjunto de fluxos de informações que decorrem dentro das próprias fronteiras da empresa/armazém, é fundamental para o sucesso de uma organização, pois permite otimizar os processos, agregar valor aos produtos e serviços, reduzir custos e aumentar a produtividade.

Para ajudar neste fluxo será fundamental o investimento na implementação de Softwares de Gestão, por exemplo, que possibilitem gerir todas as informações relacionadas com a logística da empresa, quer interna, quer externa.

Por fim, o compromisso da Logística com o ambiente, e até dos próprios promotores imobiliários que desenvolvem os projetos, é um tema que não poderíamos excluir. Assim, implementar soluções que procurem respeitar os mais altos padrões éticos para com o planeta é indispensável para o sucesso deste setor que, aliás, tem uma pegada de carbono muito relevante nos dias de hoje.

Optar por meios de circulação e uma frota menos poluente, otimizar e reinventar fluxos de circulação e entrega e optar por edifícios autossustentáveis, são algumas das possibilidades deste setor (além de todas as soluções globalmente conhecidas e que podem ser aplicadas a todos os setores) para o verdadeiro pacto com o objetivo de criar um amanhã mais verde.

 

O setor da logística atravessará, nos próximos anos, momentos críticos para o seu desenvolvimento, pelo que quem não se adaptar rapidamente poderá não sobreviver, ou passará a suportar custos desajustados, em termos económicos e de qualidade de serviço.

Voltar para o topo