Uma boa estratégia de gestão dos recursos financeiros é crucial para o sucesso de uma empresa. Num setor tão exigente como o imobiliário e da construção, o departamento financeiro assume um papel preponderante na administração dos recursos de uma empresa, garantindo uma gestão financeira eficiente de forma a manter o equilíbrio do balanço patrimonial. Coordenar com maestria este departamento requer um extenso conhecimento sobre finanças, economia e contabilidade. Ademais, é necessário possuir uma visão sistémica e estratégica do negócio, ter conhecimento sobre outras áreas e dispor de uma estruturação financeira bem definida.
São diversas as funções exercidas dentro do departamento financeiro: controlo de tesouraria, gestão de contas, contabilidade, gestão dos investimentos e dos riscos, planeamento financeiro, gestão de impostos e elaboração de relatórios financeiros. Falemos agora, mais ao pormenor, de cada uma delas.
A gestão de tesouraria está relacionada com pagamentos e recebimentos, esta cuida do fluxo de caixa da empresa controlando a liquidez. Envolve a previsão a curto e a longo prazo de necessidades de fundos, organização do financiamento, excedentes de tesouraria e a manutenção do equilíbrio adequado entre ativo e passivo.
A gestão de contas tem como fim o controlo do vencimento dos compromissos da empresa, como o pagamento a fornecedores, de modo a evitar atrasos e multas e ainda o controlo dos recebimentos.
A contabilidade faz a gestão do património da empresa e das suas variações. O património de uma empresa consiste no seu ativo (bens e direito) e passivos (obrigações). É da relação entre ativo e passivo que se determina o lucro ou o prejuízo de uma empresa. Em função disso, os registos contabilísticos são um instrumento primordial, uma vez que oferecem dados para a tomada de decisões por parte do gestor financeiro.
Efetuados todos os registos contabilísticos é possível com os dados fornecidos por estes realizar um planeamento financeiro, garantindo um orçamento saudável e identificando quando é hora de investir ou de reduzir custos. O planeamento define metas para o futuro da empresa, por isso elaborar e executar um planeamento financeiro faz toda a diferença no desempenho do negócio.
O departamento financeiro tem ainda a responsabilidade de avaliar os riscos de mercado, de crédito e de operações da própria empresa, entre outros. A gestão de riscos é necessária para antecipá-los, permitindo tomar as medidas adequadas em tempo hábil para evitar problemas ou reduzir o seu impacto.
As empresas possuem diversas responsabilidades tributárias, por essa razão é necessária a gestão de impostos que serve para auxiliar no controle de tributos e imposto, identificar o melhor regime e enquadramento tributário para a sua área e garantir o seu cumprimento.
O relatório financeiro compila informações cruciais de um determinado período. Estas informações são fundamentais na tomada de decisões, permitindo, por exemplo, identificar de maneira simples o momento necessário para um corte de custos, qual o melhor investimento ou quais as medidas a adotar para aumentar o lucro.
Através desta informação é percetível a importância que um departamento financeiro assume numa empresa, inclusivamente na área do imobiliário. Este departamento tem, então, a capacidade de desenvolver estratégias que permitem à organização tornar-se mais competitiva e à administração da empresa elaborar planos de ação, voltados para o seu crescimento.
Voltar para o topo