De alguns anos a esta parte as empresas da área da promoção imobiliária e da construção civil têm percebido a importância e o impacto do marketing. Esta consciencialização promoveu um maior investimento em meios humanos e técnicos, aprofundando a utilização de recursos, nomeadamente digitais, como por exemplo redes sociais, websites e blogs, para captar e fidelizar clientes, parceiros, fornecedores e investidores.
Se a construção, em particular, já é um setor que historicamente procura e desenvolve informações técnicas e precisas sobre os seus produtos e serviços, as organizações do setor imobiliário, em geral, compreendem o papel notório do marketing, a par com a comunicação, na sua capacidade de transmissão e de criação de significados, quer para o exterior, quer para o interior.
De facto, a comunicação é um meio preponderante para a definição da organização, uma vez que orienta a direção em que a mesma se constrói e organiza e, através da panóplia de meios que dispõe, cria uma narrativa dominante e posiciona a empresa no mercado. As organizações têm hoje, ainda, à sua disposição meios digitais que descerram novas oportunidades de aproximação e amplificam formas de contato com os seus públicos. Com o marketing digital, as empresas podem não só garantir uma presença forte online, como também: construir uma audiência qualificada e falar com ela no momento certo; estar à frente da concorrência; analisar as métricas com precisão e avaliar com rigorosamente o investimento.
As plataformas digitais, a par com os eventos que facilitam a interação, promovem relações mais vantajosas para a organização, sendo também este o espaço de eleição que os próprios clientes e parceiros utilizam para trocar informações sobre as marcas, produtos e empresas.
O uso de ferramentas digitais como, por exemplo, websites, ferramentas de social media, email marketing, campanhas pagas, influencers, entre outros, tem-se revelado uma estratégia de comunicação capaz de aumentar o reconhecimento da marca.
Além disto, o marketing a par com a estratégia de comunicação que as empresas utilizam, tem-se revelado um importante ponto de employer branding. Nunca foi tão fácil atingir e reter as pessoas, de forma tão personalizada, como na era digital. Graças aos recursos disponibilizados, é possível, hoje, demonstrar de maneira clara a atividade da empresa, a sua visão, missão e valores, os seus projetos, produtos ou serviços e, até, o feedback dos stakeholders envolvidos com a mesma.
Podemos afirmar que a aposta no marketing digital é uma forma das empresas, no geral, e do setor imobiliário, em específico, manterem um bom relacionamento com o público, informar, influenciar e aconselhar positivamente os mesmos. Ainda que as ferramentas dos canais ‘offline’, sobretudo no setor imobiliário, continuem a assumir um papel igualmente preponderante, o digital é uma tendência clara, que veio mudar a forma como comunicamos e fazemos negócios e, por isso, deve ser profissionalizado.
O marketing digital permite um acompanhamento detalhado de cada “campanha” e garante otimizações constantes da estratégia, analisando os seus pontos fortes e fracos. Contudo, acreditamos que o marketing, particularmente num setor de relações e de pessoas como é o imobiliário, tem de ser mais do que “números e métricas”. E aqui, podemos falar do marketing relacional que procurar construir relações, a longo prazo, mutuamente satisfatórias, com parceiros, clientes, fornecedores, distribuidores e investidores, para que assim possa ganhar e reter oportunidades de negócio ao longo do tempo.
O marketing relacional, assenta, essencialmente, na confiança e na segurança transmitida por uma organização e é fulcral para o desenvolvimento de relacionamentos sólidos e duradouros, mas também na valorização do produto e na “tolerância” ao preço, especialmente no mercado imobiliário onde uma parte daquilo que oferece é intangível, é uma forma de estar, de ser, de viver ou de trabalhar.
Sabemos, de antemão que: o mercado está cada vez mais competitivo, tecnológico e atento às tendências e que o setor do imobiliário e da construção são, provavelmente, dos mais importantes do mundo, tendo em conta o seu potencial transformador para a sociedade. Tendo em conta estas duas premissas é fundamental compreendermos que a forma como fazemos negócios mudou e que o marketing e a comunicação têm de fazer, sem dúvida, parte da equação. Gerar autoridade para a organização, melhorar a credibilidade, aumentar a visibilidade e posicionar a mesma no mercado como uma referência é a chave para atrair mais potenciais e efetivos clientes, investidores e parceiros.
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