Já ouviu falar de cultura organizacional?

O Conceito

 

Implementar uma cultura organizacional de sucesso, é hoje um dos desafios que as empresas enfrentam.

A cultura organizacional é considerada a identidade da empresa e reflete um conjunto de valores, regras e princípios que funcionam como um mapa estratégico capaz de orientar e alinhar o comportamento dos colaboradores e dos gestores.

Neste sentido, é essencial que as pessoas estejam comprometidas com a missão, visão e valores da organização. Acredita-se que, neste caso, quando as pessoas estão alinhadas com a cultura organizacional e encontram um líder que vive e promove essa mesma cultura, encontra-se um equilíbrio win-win: pessoas motivadas focam-se nos seus objetivos individuais e, simultaneamente, procuram promover a prosperidade da organização.

 

 

4 tipos de cultura organizacional

 

Cultura do Poder


É caracterizada pela centralização do poder numa única pessoa, normalmente o fundador ou CEO. O foco são os resultados e, por isso, é comum haver competição entre os profissionais, prejudicando o relacionamento entre colegas e, consequentemente, o ambiente corporativo. Neste caso, pode existir algum crescimento empresarial, mas prevê-se que seja apenas momentâneo, uma vez que o clima organizacional é, sobretudo, de desânimo e desmotivação.

 

Cultura de Papéis

 

Este tipo de cultura é pautada pela burocracia. Os processos são muito estruturados, rigorosos e pouco flexíveis. Neste tipo de cultura, não existe espaço para sugestões de melhoria e o comodismo, tal como o pouco interesse na evolução profissional, torna-se a “forma de estar” mais típica.

 

Cultura da Tarefa

 

Nesta cultura os profissionais assumem um papel ativo na resolução de problemas de forma inovadora. As tarefas baseiam-se nas áreas de atuação e conhecimento dos profissionais, potenciando a criatividade e o sentimento de liberdade. A flexibilidade que existe neste tipo de cultura promove a interação e a partilha entre equipas.

 

Cultura da Pessoa

 

O sucesso das empresas é o reflexo das pessoas que a constituem, por isso, neste tipo de cultura, existe uma preocupação efetiva com as pessoas, sendo o seu bem-estar tido em conta quando é delineada a estratégias organizacional. Neste sentido, entre outros, são desenvolvidos planos de carreira, promovidos os talentos dos colaboradores, aposta-se na formação e atribuem-se benefícios como seguro de saúde e prémios de permanência, por exemplo.

 

Fatores que contribuem para a criação da cultura organizacional

 

Antes de mais, é importante ter em mente que, apesar dos tipos de cultura empresarial serem ótimas referências…

  • não há uma fórmula perfeita para criar uma cultura organizacional;
  • a cultura organizacional deve ser o reflexo do ADN da organização;
  • a cultura organizacional não é estanque – à medida que a equipa cresce, as pessoas trazem consigo diferentes experiências que podem contribuir para a adaptação/melhoria da cultura existente.

 

Assim, deixamos alguns fatores que orientam na implementação da cultura organizacional:

 

Dê a conhecer a história da empresa: É importante que os colaboradores conheçam a história da empresa, por exemplo: como nasceu, quais foram as suas dificuldades, qual a sua ambição, quais as superações, pessoas inspiradoras;

 

Defina a missão, visão e valores: A cultura organizacional é considerada a identidade de uma empresa, por isso, é fundamental saber para onde se caminha e onde se quer chegar. Assim é essencial definir a sua missão, a visão e os valores, comunicar às equipas e aos novos colaboradores, de forma a que exista um comportamento compatível e alinhado entre todos e que resulte na concretização dos objetivos traçados pela empresa.

 

Invista nas pessoas: As empresas são constituídas por pessoas. Uma cultura organizacional que olhe para as suas pessoas e que procura promover elevados níveis de satisfação no ambiente interno terá pessoas comprometidas com a mesma e que irão “vestir a camisola”. Há pessoas que procuram trabalhar em certas organizações por causa da sua cultura e forma de estar no mercado de trabalho.

 

Desenvolva uma cultura de comunicação: a comunicação é essencial quer na partilha, quer na consolidação da cultura organizacional. Estratégias simples como reuniões de equipa periódicas, utilização de chats internos, criação de grupos de WhatsApp e envio de newsletters, permitem desenvolver uma cultura de comunicação que facilita a troca de informação e feedback entre colaboradores e gestores, contribuindo positivamente para o clima organizacional.  Além disso, eventos, celebração de datas comemorativas, atividades de team building, são sempre momentos que impulsionam a partilha dos valores da empresa e promovem o bom ambiente entre a equipa.

 

Faça entrevistas internas: é fundamental que a organização se mostre interessada em ouvir os seus colaboradores. Por isso, as entrevistas internas, normalmente realizadas pelos RH, prevendo o sigilo profissional, permitirão aos líderes perceber, entre outras informações, se a cultura organizacional é bem transmitida, se os trabalhadores se identificam com a mesma, qual o impacto que esta tem no dia-a-dia das pessoas e se estas estão alinhadas com a estratégia da empresa.

 

Atualmente, percebe-se que a cultura organizacional é uma grande aliada na consolidação e no crescimento da organização. A forma como os colaboradores e os gestores sentem e vivem, o seu dia-a-dia no local de trabalho, reflete o sucesso da cultura organizacional da empresa. Por este motivo, quando se fala em gestão estratégica empresarial, a cultura organizacional deve ser parte integrante da mesma e assumida como um pilar crucial para o desenvolvimento e para o sucesso de qualquer negócio.

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