Atualmente, a reabilitação tem conquistado cada vez mais o interesse de investidores nacionais e internacionais que têm como principal motivação: a valorização de emblemáticas construções arquitetónicas e a preservação histórica da cidade. Dar uma nova vida a um património arquitetónico representa um verdadeiro marco significativo . É desta forma que conseguimos transportar o lastro da história para o momento presente e tirar dele o que de melhor o património tem para nos dar.
Percorrer um espaço reabilitado revela sempre uma viagem no tempo, valiosa e construtiva. Hoje vamos conhecer melhor o processo de reabilitação na área da construção civil, um dos serviços da nossa empresa Castro Build.
O processo de reabilitação pode ser bastante distinto de uns casos para outros. Umas vezes, tratamos de uma alteração de uso e teremos de analisar as respetivas medidas necessárias para o efeito; noutros necessitamos de ampliar ou aumentar a área de um imóvel e coloca-se a questão técnica e legal de como o fazer melhor.
Não raras vezes, o estado avançado de degradação de um edifício obriga a uma reconstrução total ou parcial. Há outros casos em que é necessário, simplesmente, remodelar o interior de um determinado edifício e, por fim, existem situações em que o que se pretende é um restauro ou conservação de um imóvel, dada a sua qualidade ou valor patrimonial, e isso conduz a decisões bem fundamentadas tecnicamente para que o objetivo seja efetivamente atingido.
Se se admitir que reabilitar é um ato de cultura, amigo da história, do ambiente e da economia, dir-se-á que sobre os que intervêm em processos de reabilitação – investidores, projetistas, construtores, fiscalizações, entidades licenciadoras e residentes– têm sobre os seus ombros a responsabilidade de conduzir tais operações com rigor, competência profissional e técnica e com uma ética balizada pela importância dos interesses em jogo.
Um dos segredos da reabilitação, passa pela sustentabilidade das intervenções. E aqui não falamos apenas no sentido económico que muitas vezes lhe é dado, mas de uma forma mais global. Um projeto de reabilitação não pode ceder à perda do sentido do próprio conceito de reabilitar e, por isso, deve ser sustentável o suficiente quer ao nível de intervenção, quer ao nível ecológico e ambiental, garantindo sempre a preservação dos valores culturais do edifício.
Portugal tornou-se atrativo para os investidores, aquando da evolução do turismo. Este facto fomentou esta melhoria, sobretudo nas grandes cidades, e, simultaneamente, foram criados espaços para receber as pessoas que nos chegam de fora. Para este efeito, foram criados vários incentivos fiscais. Um dos quais consiste na aplicação de taxa reduzida de IVA de 6% a empreitadas de reabilitação urbana, tal como definidas no Regime Jurídico da Reabilitação Urbana, conduzidas em imóveis localizados em áreas especificamente delimitadas (“ARU”).
Ao longo dos últimos anos tem-se assistido a uma mudança. Durante décadas, a reabilitação acabou por cair com o progresso da construção civil e da arquitetura moderna. Hoje em dia, dá-se cada vez mais importância à identidade cultural de cada região do nosso país para que os nossos antepassados e as nossas raízes não fiquem esquecidas algures no tempo.
Se pretende um projeto de reabilitação pensado à medida da sua necessidade, fale connosco.
O Castro Group tem toda a disponibilidade para lhe garantir uma resposta à altura do desafio. Para já, fique a conhecer um dos nossos mais especiais projetos de reabilitação.
Voltar para o topo