5 Aldeias encantadas para visitar este Natal

Com dezembro, chega também um dos meses mais mágicos do ano. O país fica repleto de mercados, vilas e aldeias decoradas a rigor, onde o Natal se vive de forma intensa e única. E nós somos suspeitos, porque adoramos o Natal!

Se é fã destas tradições, entre nesta viagem connosco por 5 aldeias de Natal imperdíveis, que o ajudarão a viver esta época em pleno.

 

Cabeça, a Aldeia Natal mais ecológica do país
[capture / Cabeça Aldeia Natal]

 

Localizada no concelho de Seia, cravada no parque natural da Serra da Estrela, a aldeia de Cabeça é composta por apenas cerca de meia centena de casas, mas transforma-se numa das aldeias de Natal mais bonitas do país!

Nesta aldeia típica de montanha, os habitantes decoram cada recanto com centenas de efeitos naturais, recorrendo a materiais como videiras, giestas, pinheiros, folhas, canas de milho e outros materiais reciclados. Por sua vez, os moradores abrem as portas da sua casa e criam pequenas tasquinhas e mercados que permitem saborear as melhores iguarias deste local mágico.

Poderá visitar esta aldeia, considerada a aldeia de Natal mais ecológica do país (recorde-se que esta foi a primeira aldeia LED do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono), entre 17 de dezembro e 06 de janeiro de 2023.

 

Piódão, a Aldeia Presépio

Piodão Natal

Uma das aldeias mais famosas, bonita e pitoresca de Portugal, Piodão ganha um brilho especial no Natal. Localizada na Serra do Açor, no concelho de Arganil, esta aldeia de xisto, com portas e janelas azuis, é paragem obrigatória também nesta altura do ano. Ao final do dia, a luz que sai do interior das casas, dispostas em socalcos, e decoradas de forma especial nesta altura do ano, faz lembrar um presépio.

Visite a aldeia nesta altura, observe o artesanato local, prove um licor e a famosa Broa de batata, e deixe-se envolver pela paz e tranquilidade que se sente em cada canto, e que é tão associada à época natalícia.

 

Penela, o maior presépio animado do país
[capture / Turismo do Centro]

 

Penela, uma aldeia localizada na Serra da Lousã e que data à época da reconquista de Portugal tem muito para oferecer a quem a visita durante o ano, mas é no Natal que o fluxo de visitantes aumenta significativamente. O célebre presépio com cerca de duas centenas de figuras animadas, com recurso a tecnologia, recria vários cenários bíblicos e históricos. Este cenário, aliado às iluminações natalícias e música de rua, faz do centro histórico uma paragem obrigatória para os amantes desta época.

Este presépio, que poderá ser visitado entre 8 de dezembro e 8 de janeiro de 2023.

 

Priscos, o maior presépio vivo da europa
[capture / Presépio Vivo de Priscos]

 

Aqui bem perto de nós, encontramos também o  Presépio Vivo de Priscos, no concelho de Braga. Este Presépio Vivo, o maior da Europa e que existe desde 2006, é um espaço de 30.000 m2, com mais de 90 cenários e 600 figurantes. As construções, que mostram os costumes e os quotidianos da época, são feitas pelos habitantes da aldeia de Priscos, com a ajuda de reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga.

Este espaço, que procura “transmitir o coração mais profundo do presépio”, permite ainda fazer uma degustação do pudim Abade de Priscos, acompanhado com um vinho verde de honra.

Poderá visitar este espaço nos dias 11, 18, 25 de dezembro, 01, 02, 07, 08, 09, 14 e 15 de janeiro. Poderá consultar os horários aqui.

 

Garfe, a aldeia dos presépios
[capture / O Minho]

 

Mantemos a nossa viagem rumo ao norte, para visitar a aldeia de Garfe, na Póvoa Lanhoso. se vimos que Piódão é a “Aldeia Presépio”, Garfe é a aldeia dos presépios. Todos os anos é decorada com vários presépios alusivos à vida campestre e local, espalhados pela aldeia e fruto da dedicação e imaginação dos moradores de cada lugar.

A 21ª edição “A Aldeia dos Presépios” decorre entre 11 de dezembro a 8 de janeiro de 2023 e conta com 20 presépios espalhados por toda a aldeia.

 

Deixe-se encantar pela magia desta época e não perca a oportunidade de visitar um destes lugares com a família ou com amigos. Parta à descoberta deste “mundo encantado” de luz e tradição.

 

Voltar para o topo